O batom vermelho é uma das maquiagens mais clássicas e que tem o poder de elevar a autoestima da mulher.

Por existir uma grande variedade de tons de vermelho, a confusão sempre nos acompanhou na hora de escolher aquele batom ideal. Mas hoje as suas dúvidas vão acabar, já que estou aqui para te ajudar.

Antes de mais nada, quero deixar claro que nós mulheres podemos usar o batom que quisermos, o que nos permitir ser maravilhosas e empoderadas como realmente somos.

Dito isso, caso você tenha adotado alguma regra boba inventada sobre determinados tons não realçarem a mulher que você é, vai esquecer a partir de agora. Pois o segredo não está na luminosidade (claro/escuro) do vermelho, está no seu subtom de pele (quente/neutro/frio).

O que é luminosidade?

De antemão, quero que você entenda que luminosidade é o quanto a cor é mais próxima do branco ou do preto. É a variedade de uma determinada cor, que nesse caso é o vermelho, indo do ponto mais claro ao mais escuro. Quanto mais claro, mais intensa é a luminosidade. Ao contrário disso, quanto mais escuro a cor, a luminosidade é fraca.

Imagem representando de forma gradativa (do mais claro ao mais escuro) a luminosidade do batom vermelho.
Quadro gradativo de luminosidade

O que é subtom?

Subtom é um termo profissional para saber a cor por detrás da sua cor predominante. Não podemos definir qual tom de vermelho vai combinar com você apenas determinando se seu tom de pele é claro, médio ou escuro. Todos esses tons podem ter subtons que se dividem em quentes, frios e neutros. Exemplo: Um tom de pele claro com subtom frio, é uma pele de cor branca com fundo rosado. Veja as imagens a seguir.

Título da imagem: Tom da pele - Claro
Abaixo, está escrito "Subtom"
Em seguida, 3 fotos de artistas uma ao lado da outra e o subtom que possuem. Nesta ordem, da esquerda para a direita: Angelina Jolie com subtom frio, Amy Adams com subtom neutro e Taylor Swift com subtom quente.
Angelina Jolie com subtom frio, Amy Adams com subtom neutro e Taylor Swift com subtom quente
Título da imagem: Tom da pele - Médio
Abaixo, está escrito "Subtom"
Em seguida, 3 fotos de artistas uma ao lado da outra e o subtom que possuem. Nesta ordem, da esquerda para a direita: Sandra Bullock com subtom frio, Sofia Vergara com subtom neutro e Kim Kardashian com subtom quente.
Sandra Bullock com subtom frio, Sofia Vergara com subtom neutro e Kim Kardashian com subtom quente
Título da imagem: Tom da pele - Escuro
Abaixo, está escrito "Subtom"
Em seguida, 3 fotos de artistas uma ao lado da outra e o subtom que possuem. Nesta ordem, da esquerda para a direita: Viola Davis com subtom frio, Lupita Nyong'o com subtom neutro e Rihanna Fenty com subtom quente.
Viola Davis com subtom frio, Lupita Nyong’o com subtom neutro e Rihanna Fenty com subtom quente

Esse conceito de subtons quentes, frios e neutros podem ser aplicados também em cosméticos. Por analogia, um batom vermelho com subtom frio possui um fundo rosado/azulado. Em suma, o segredo para alcançar um efeito mais harmônico é casar os fundos de mesma natureza: quente com quente, frio com frio e neutro com qualquer tom, seja ele quente, frio e o próprio neutro.

Imagem representando de forma gradativa (do tom mais frio ao mais quente) os subtons de batom vermelho.
Quadro gradativo de subtons do batom vermelho

E agora, como sei qual é o meu batom vermelho ideal?

Primeiro você deve identificar se o tom da sua pele é claro, médio ou escuro. E depois, você precisa descobrir seu subtom de pele, se é quente, frio ou neutro. Para te ajudar, temos essa imagem abaixo.

Imagem com o desenho de 3 mãos e o pulso. Cada uma delas representa um subtom que pode ser identificado pela tonalidade das veias do pulso.
Nesta ordem, da esquerda para a direita: subtom frio com veias azuis e arroxeadas, subtom neutro com veias azuis e esverdeadas e subtom quente com veias verdes e amarronzadas.
Quadro para identificar o subtom de pele de acordo com a tonalidade das veias do pulso

Tendo visto isso, seja você uma mulher de pele clara ou escura, não limite a escolha do seu batom pela luminosidade. Aproveite desde os tons claros até os mais escuros.

Dessa forma, caso queira ter mais harmonia na combinação da sua pele com o cosmético, deve se atentar ao seu subtom, se é quente, frio ou neutro. Por outro lado, se você quiser o efeito que o batom com fundo contrário ao seu lhe proporciona, está tudo bem.

Apesar das teorias, círculo cromático e técnicas para descobrir qual é o tom ideal para sua pele, pode acontecer de gostarmos do oposto que nos é apresentado. Logo, o mais importante é você se sentir linda! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *