Franjas dão um toque feminino e delicado ao rosto das mulheres, pode rejuvenescer e dar leveza. Podem ser curtinhas, desfiadas, mais longas ou laterais, a verdade é que vem ganhando mais adeptas já que está com tudo.

Se você quer mudar o seu visual e não tem certeza de qual franja escolher, leia esse artigo, vou te ajudar!

Fazer um bom corte de cabelo é o melhor recurso para quem deseja mudar o visual. Democrática, variados estilos e para os mais diferentes gostos, a franja pode ser uma mudança sutil, mas praticamente é um rito de passagem, uma grande decisão.

Ela auxilia a moldar a face e destacar suas expressões, e por isso, o primeiro passo para identificar qual franja vai te destacar da maneira como deseja, é descobrir o formato do seu rosto. Conheça mais sobre eles:

Rosto oval

Mulher com formato de rosto oval

Não possui ângulo proeminente, já que é um formato de rosto mais alongado com cantos suaves e delicados. A testa é um pouco mais larga, as laterais do rosto vão se afinando até chegar ao queixo e as linhas do maxilar são mais arredondadas.

Rosto redondo

Mulher com formato de rosto redondo

O rosto redondo possui uma testa mais curta e arredondada assim como o queixo. A linha do maxilar forma uma conexão do comprimento da testa até a bochecha, e a altura e largura desse formato de rosto são do mesmo tamanho.

Rosto quadrado e retangular

Mulher com formato de rosto quadrado e outra mulher com formato de rosto retangular

Para garantir o visual conforme o nome, a linha de largura é proporcional a de comprimento. O contorno lateral das bochechas ao maxilar e da lateral do rosto forma um ângulo reto da mesma forma que a linha da testa e mandíbula. Enquanto o rosto retangular também possui linhas retas, porém o comprimento e largura não são nas mesmas proporções, o que deixa o rosto mais alongado.

Rosto triangular

Mulher com formato de rosto triangular

Esse formato lembra um triângulo invertido, pois apresenta uma testa mais larga e aberta e a mandíbula mais estreita. O queixo é visivelmente menor enquanto as maçãs do rosto são maiores e a testa mais alta. 

Rosto trapezoidal

Mulher com formato de rosto trapezoidal

Esse formato pode ser confundido facilmente com o rosto quadrado, já que as linhas retas estão presentes. A diferença é a base do rosto desse formato ter a mandíbula mais larga comparado com as linhas das bochechas e testa. Dessa forma, o conjunto tem a testa mais estreita e baixa e o queixo mais volumoso.

Todos os formatos de rostos combinam com franja?

Sim, todos os rostos combinam com franja. Mas precisa ser adequada para proporcionar harmonia, elegância, sofisticação e entregar o resultado que você espera. Isso porque cortar uma franja que não combine com o seu tipo de rosto pode deixar alguns aspectos mais pronunciados como a bochecha ou a testa, fazendo com que sua face fique mais redonda ou alongada do que deveria.

Os variados estilos de franjas

Depois de aprender a identificar o seu formato de rosto e que existe aquela franja ideal para destacar os seus aspectos mais deslumbrantes, que te orgulham de ser como é, está na hora de conhecer os modelos de franjas que combinam com você, com seu estilo e personalidade.

Veja a seguir os tipos de franjas que combinam com seu formato de rosto e estilo:

Franja reta

Mulher com franja reta

Esse estilo normalmente é utilizado por quem tem rosto em formato oval e mais compridos, cortados na altura das sobrancelhas. Conferem um ar mais jovial e inocente, sendo indicada para mulheres com personalidade românticas. Não é indicada para rostos quadrados e redondos já que acentua a expressão. Mulheres com cabelos crespos e cacheados na raiz também devem ser cautelosas com esse estilo.

Franja “meia lua” ou arredondada

Mulher com franja meia-lua ou arredondada

Os rostos ovais e quadrados são opções interessantes para esse corte, com a franja mais longa caindo sobre a sobrancelha, porque salienta as maçãs do rosto e ajuda a suavizar a região da testa. É versátil, podendo ainda ser adaptada e jogada de lado, sendo uma alternativa para um visual novo. É indicado para mulheres que queiram mostrar uma aparência mais intelectual. Esse corte não é indicado para rostos redondos, porque diminui o comprimento do rosto.

Franja lateral

Mulher com franja lateral

Para quem possui rosto redondo ou quadrado pode ser uma ótima pedida. É utilizada na altura do nariz, e para deixar mais harmonioso é recomendado para cabelos médios à longos, e assim vai garantir feminilidade e um aspecto mais sensual ao visual. Deve-se atentar ao comprimento da franja, pois se muito longa, pode conferir um aspecto mais angular à face.

Franja longa reta

Mulher com franja longa reta

Pode ser utilizada com qualquer formato de rosto, mas normalmente é vista mais em rostos de formatos ovais, quadrados e trapezoidais. É uma escolha comum de mulheres com cabelos longos, podendo ser usada acompanhando o restante do cabelo, repartido ao meio. Garante um visual sofisticado e marcante, digno de mulheres com personalidades marcantes.

Franja longa lateral

Mulher com franja longa lateral

Ideal para mulheres com formato de rostos redondos, a franja longa lateral ajuda a afinar a face e dar movimento aos fios se desfiada nas pontas. Também ajuda a harmonizar mulheres com rostos triangulares, encurtando a linha da testa e contribuindo para ficar mais proporcional a linha do queixo. Assim, as mulheres que adotam esse estilo se sentem mais sensuais, permitindo-as terem mais confiança e se sentirem mais bonitas.

Franja para cabelos crespos ou cacheados

Mulher com franja para cabelos cacheados

As franjas laterais desfiadas e retas desfiadas são as melhores opções e as mais procuradas de quem possui cabelos crespos ou cacheados. Podem ser utilizadas em qualquer formato de rosto, já que deixam o corte de cabelo ainda mais leves, conferindo beleza e estilo avassalador ao visual. É ideal para mulheres de atitude, emponderadas e seguras de si, caindo em desuso o cabelo cacheado com franja alisada.

Após conferir nesse artigo que você pode ter a franja ideal para o seu formato de rosto, entre em contato comigo, sou especialista em cabelos e assimetria facial. Posso te ajudar a encontrar o corte de cabelo com franja ideal para seu rosto sem desequilibrar o visual, e fortalecer aspectos que transmitam a mulher que você é.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *