Há muitos artigos espalhados pela internet que discorrem sobre o que é o autoconhecimento e a sua verdadeira importância. Mas, assim como outros temas, ele pode acabar perdendo o seu real significado. Por isso, é fundamental pesquisar a fundo e compreender sobre o assunto.

O autoconhecimento permite que você entenda quem realmente é por todos os ângulos possíveis, além de encontrar as suas qualidades, capacidades e os pontos que precisam ser melhorados.

Com ele, existe a chance de encontrar oportunidades para se desenvolver constantemente. Não só isso, mas permite que você compreenda melhor as pessoas ao seu redor.

Contudo, você sabia que existe mais de um tipo de autoconhecimento? Pois é, e isso acontece porque nós, seres humanos, somos muito complexos. Então, precisamos entender como o autoconhecimento funciona em partes separadas da nossa vida.

Autoconhecimento Pessoal

O autoconhecimento pessoal está relacionado aos seus objetivos, metas e desejos. Ou seja, a partir do momento que você o desenvolve, consegue visualizar com mais clareza o seu verdadeiro propósito neste mundo.

Além disso, as atitudes que tomamos e a forma como nos expressamos dizem muito ao nosso respeito. Por isso, é importante repensar e equilibrar como as realizamos com a prática de se autoconhecer.

Imagem que representa o autoconhecimento pessoal

Outro ponto essencial é de não se manter no extremo. Ou seja, não tenha consciência apenas das coisas boas que há em sua personalidade, mas também das emoções negativas que precisam ser trabalhadas.

Praticar o autoconhecimento pessoal faz com que muitas portas sejam abertas! O crescimento, a essência da sua personalidade, melhor qualidade de vida, AUTONOMIA e direção sobre a própria história.

Assim, opiniões de outras pessoas que não são críticas construtivas não conseguem influenciar nas decisões da sua trajetória. Pois somente você conhece o que é melhor para o seu caminho!

Autoconhecimento Profissional

O autoconhecimento profissional está totalmente relacionado à sua carreira e estudos. Ou seja, você sabe o que deseja realizar nessa vida? Há 100% de certeza naquilo que decidiu estudar? Essas são perguntas que, muitas vezes, geram ansiedade e conflitos internos na maioria das pessoas.

Imagem que representa o autoconhecimento profissional

Entretanto, quando você entende com o que gosta de trabalhar e aquilo que te move a querer estudar mais e sempre buscar conhecimento, significa que está praticando o autoconhecimento.

Não só para isso, mas também se você deseja uma promoção no trabalho ou então quer mudar totalmente de ramo. Essas são decisões ousadas, mas que se forem realizadas com consciência e conhecimento de quem você é, podem ser muito assertivas.

O que você pode fazer para alcançar o autoconhecimento?

Questione-se

Provavelmente isso é algo que muitas pessoas não praticam. Se questionar é praticar a arte da dúvida, e isso é algo muito bom! Ao fazer isso, você está saindo do comodismo e, talvez, abraçando novos conceitos e dizendo adeus à outros.

Minha sugestão é que você, durante o seu dia, tire um tempo para respirar, se concentrar nisso e pensar naquilo que realmente quer.

Qual é o meu maior objetivo? Quais são os meus sonhos? Como eu quero seguir minha vida? O que eu estou sentindo? O que eu estou fazendo?

Faça perguntas simples e complexas, e não tenha medo de questionar as suas próprias verdades.

Não se esqueça: seja totalmente sincero. Não há ninguém para te julgar ou diminuir o seu valor. Aliás, não existem respostas certas ou erradas, pois o objetivo aqui é se enxergar melhor e encontrar o seu crescimento.

Separe um caderno para anotar as suas ideias e sentimentos

Pode parecer nada haver ou muito bobo, mas essa é uma parte importante para encontrar o autoconhecimento.

Pode ser o bloco de notas do seu celular, ou um pequeno caderno que esteja sempre próximo de você. Quando uma ideia surgir, anote ela e faça uma pequena análise da situação.

Não só as ideias, mas um pensamento diferente, um novo sentimento ou até um problema que possa ter surgido. Escreva e registre em algum lugar, assim você trabalha a sua criatividade e organiza os pensamentos.

Não se preocupe com o tamanho, pode ser um texto ou uma frase. O mais importante aqui é que você se conecte cada vez mais consigo mesmo.

Tire um tempo para cuidar de si

Em uma realidade totalmente conectada e acelerada, precisamos nos conscientizar que é necessário priorizar um momento de autocuidado com o seu corpo e a sua mente.

Inserir hábitos mais saudáveis, ler um livro, ouvir a sua música preferida, comer algo que goste muito (mas com moderação rsrs) e praticar uma atividade criativa são algumas das coisas que você pode realizar para ficar offline.

Cuidar do corpo é tão importante quanto cuidar da mente. Por isso, cuide-se mais! Passe um creme bem cheiroso e hidratante, aplique aquele perfume que te traz lindas lembranças e tome um banho demorado. Você merece se priorizar, e não há nada de errado nisso.

Se cuidar é se respeitar!

Esteja aberto à mudanças

Ser flexível não deve ser apenas mais uma habilidade que está inserida nas exigências do mercado de trabalho. Isso deveria fazer parte do nosso dia a dia.

Acredite, mudar de atitude ou de opinião não é sinônimo de fraqueza, mas sim de maturidade, tolerância e crescimento. O processo do autoconhecimento traz à tona velhos conceitos que podem ser desconstruídos, pois há reflexão constante.

Praticar a flexibilidade pode tornar a sua vida mais leve, pois você começa a entender que as coisas e as pessoas mudam com o passar do tempo, inclusive VOCÊ MESMO.

Ouça feedbacks e busque melhorar

Pode ser que você duvide desse último ponto, até porque o feedback é a percepção de outra pessoa sobre você, certo?

Então, o feedback se torna interessante para alcançar o autoconhecimento quando você busca ele em pessoas que possuem uma certa convivência com você, e não qualquer pessoa na rua ou na internet.

O feedback pode te ajudar a reconhecer os seus pontos fortes e fracos, caso você tenha dificuldade em defini-los. Aliás, é uma forma de compreender melhor como nos expressamos.

Até porque, a gente pode pensar e entender que estamos agindo de forma X, mas para os outros passamos uma percepção Y.

Escute e observe com muita atenção e realize as mudanças que achar necessárias, afinal receber o feedback não significa deixar de lado a consciência de quem você é!

http://alineandrade.com.br/curso-de-maquiagem-linda-pra-mim/

O autoconhecimento é uma prática libertadora que nos faz crescer e amadurecer em nossas escolhas. Por último, faço a seguinte pergunta: Para você, agora está mais clara a importância do autoconhecimento? Você sabe o que ele é e como alcançá-lo?

Me conta aqui nos comentários a sua experiência com esse tema, se você realmente o compreendia ou tinha dificuldades para colocar em prática. Eu vou amar saber!

Um super beijo e até a próxima!